quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Palestra: Arborização Urbana e o Ciclo Hidrológico



Uma das ações do mês de setembro, mês em que se comemora o Dia da Árvore e marcado pelo início da Primavera, foi a palestra "Arborização Urbana e o Ciclo Hidrológico". Realizada no dia 09 de setembro para professores da rede municipal de ensino, foi ministrada por José Walter Figueiredo, Engenheiro Agrônomo  formado pela USP, pós graduado Gerente de Cidade pela FAAP, pós graduando em Gestão Ambiental IBEAS/UFSCAR e um dos projetistas do programa Município Verde em 2007 junto ao Governo do Estado.
Foi destacado o papel da arborização no que diz respeito ao ciclo hidrológico,sendo as árvores fundamentais para o equilíbrio deste: propiciam maior infiltração no solo, diminuição do escoamento superficial e garantem maior umidade do ar por meio da evapotranspiração. A arborização urbana propicia ainda um valor paisagístico inestimável, assim como maior conforto térmico. Foram também ressaltados os danos causados pela realização de podas incorretas, ainda tão comuns.



Nenhum comentário:

Postar um comentário