Uma das ações do mês de setembro, mês
em que se comemora o Dia da Árvore e marcado pelo início da Primavera, foi a
palestra "Arborização Urbana e o Ciclo
Hidrológico". Realizada no dia 09 de setembro para
professores da rede municipal de ensino, foi ministrada por José Walter Figueiredo,
Engenheiro Agrônomo formado pela USP, pós graduado Gerente de Cidade pela
FAAP, pós graduando em Gestão Ambiental IBEAS/UFSCAR e um dos projetistas do
programa Município Verde em 2007 junto ao Governo do Estado.
Foi destacado o papel da arborização
no que diz respeito ao ciclo hidrológico,sendo as árvores fundamentais para o
equilíbrio deste: propiciam maior infiltração no solo, diminuição do escoamento
superficial e garantem maior umidade do ar por meio da evapotranspiração. A
arborização urbana propicia ainda um valor paisagístico inestimável, assim como
maior conforto térmico. Foram também ressaltados os danos causados pela
realização de podas incorretas, ainda tão comuns.






Nenhum comentário:
Postar um comentário