Quando o assunto é meio ambiente, não existem fronteiras. Limites tratam-se somente de linhas no mapa para delimitar territórios, onde apenas consideram-se aspectos políticos/administrativos, mas os aspectos naturais não compreendem as barreiras político-ideológicas: o solo segue sua dinâmica, o ar circula livremente, os rios prosseguem suas trajetórias... Da mesma forma acontecem os problemas ambientais, e por este fato são realizadas discussões globais sobre o tema, uma vez que as ações para preservação e recuperação ambientais devem envolver todos para que se atinjam resultados significativos.
Ações locais são muito importantes, mas são fundamentais ações intermunicipais, regionais, e em níveis mais amplos, para que se reflita o local como parte do todo, que interfere e sofre interferências. Com base neste fato foi realizada uma atividade ambiental envolvendo os municípios de Novo Horizonte e Itajobi.
Realizada no dia 24 de agosto, a atividade contou com a colaboração das Diretorias de Meio Ambiente e de Educação de Novo Horizonte e Diretoria de Meio Ambiente de Itajobi, e com a participação de jovens do Interact de ambos os municípios. A atividade tratou-se de plantio de mudas visando a contenção de um processo erosivo e proteção de uma das nascentes do Córrego Jataí, afluente do Ribeirão Três Pontes (com nascente em Itajobi e que segue para Novo Horizonte onde deságua no rio Tietê).
A equipe de Novo Horizonte foi recepcionada pelo pessoal de Itajobi na Sede Social do Rotary Club de Itajobi, onde foi realizado um café da manhã, e em seguida todos se dirigiram para o Sítio Santa Maria, propriedade da família Gerlach, onde a atividade de plantio foi realizada. As explicações técnicas ficaram por conta da bióloga Janina, as quais promoveram o entendimento sobre a importância do plantio, e a reflexão sobre a prática. Participaram também desta atividade a coordenadora do Centro de Educação Ambiental "Walter de Biasi Filho" Denise Colucci Octaviano e a professora Elisabete Teixeira de Jesus, a coordenadora de Educação Ambiental de Itajobi Amábile e um dos proprietários do Sítio Santa Maria, Orley Gerlach.
Nenhum comentário:
Postar um comentário