As últimas atividades do Projeto "Sanitaristas Mirins" em sala de aula estão tratado a Saúde dos Vegetais. É fundamental ter em mente que os vegetais necessitam de cuidados, pois desta forma garante maior produção e evita prejuízos: até mesmo quando planejamos ter uma horta devemos estar atentos à qualidade das mudas ou sementes, garantindo assim uma plantação sadia e produtiva.
Para evitar as doenças dos vegetais, é preciso conhecê-las, por esta razão os alunos que participam deste projeto já conheceram as seguintes:
- Mosca-das-frutas: colocam seus ovos embaixo das cascas das frutas, dos quais eclodem larvas que se desenvolvem dentro da fruta, causando seu apodrecimento e queda. Uma medida para diminuir a população destas moscas é utilizar uma armadilha caseira: faça dois furos em lados opostos numa garrafa plástica e colocar 100ml de vinagre + água ou melaço de cana + água ou somente suco de frutas, depois amarre a armadilha em fruteiras e troque a solução periodicamente.
- Sigatoka Negra: doença que afeta as bananeiras, causando quedas drásticas de produção. É causada por fungos que inicialmente causam manchas marrons nas folhas mais novas, que depois evolui para coloração negra. Reduz o tamanho dos frutos, pencas e cachos. Para evitá-la é necessário eliminar as plantas atacadas, consertar e limpar canais de drenagem, controlar ervas daninhas, realizar poda sanitária para retirar as folhas doentes. Não se deve transitar com banana em cacho e com suas folhas.
- Greening: é causada por uma bactéria transmitida pelo Psilídeo (um inseto muito pequeno). Seu sintoma inicial é o amarelamento das folhas de um ramo. A doença causa deformação dos frutos, manchas redondas e amarelas nas cascas e a diminuição do tamanho dos frutos. Para evitar esta doença é necessário que as mudas compradas sejam sadias e fiscalizadas pela Defesa Agropecuária, assim como realizar inspeções constantes no pomar. Esta é considerada a pior doença de citros no mundo, e não possui cura: as árvores contaminadas devem ser arrancadas.
- Pinta Preta: causada por um fungo, sendo caracterizada por pintas pretas nos frutos quando estes estão amadurecendo. Se espalha por meio de mudas contaminadas, respingos de água e até pelo vento. A doença não causa alteração no sabor da fruta, mas não tem valor comercial no Brasil (não são frutos "bonitos") e são impróprios para exportação.
- Cancro cítrico: doença de fácil disseminação e muito contagiosa. Sobrevive por vários meses em frutas, folhas e ramos, mesmo separados da planta, secos ou apodrecidos. Seu principal sintoma são lesões salientes (como verrugas), de cor marrom no caule, no fruto e nos dois lados das folhas. Ataca todos os tipos de citros, como a laranja, mexerica, limão, dentre outros. É transmitida pelo vento, pela chuva e contato com materiais e pessoas. Dentre estes, as pessoas são o principal vetor, pois a bactéria pode ficar aderida em roupas, mãos, sapatos, carro ou caminhão, material de colheita, ou qualquer utensílio que entre em contato com plantas doentes. Os principal cuidado a ser tomado é desinfetar qualquer material que esteve em contato com plantas doentes. Plantas com cancro cítrico devem ser arrancadas e queimadas, sendo esta uma medida para proteger os pomares de citros, e a que ocasiona menos prejuízos. O cancro cítrico pode ser evitado com a adoção das seguintes práticas: utilização de quebra ventos nos pomares; desinfecção de todo e qualquer material utilizado no pomar, e aquisição de mudas certificadas.
A seguir as fotos dos alunos participantes do projeto "Sanitaristas Mirins" em atividades sobre a saúde dos vegetais em suas respectivas escolas.
Desde já parabenizamos todos aqueles que tem se empenhado para o sucesso deste projeto.
Desde já parabenizamos todos aqueles que tem se empenhado para o sucesso deste projeto.
EMEF "Manoel Roque"
A professora Marina em atividade com seus alunos: leitura do livro, confecção de redações e ensaio de uma paródia com base no aprendizado ocorrido no decorrer do projeto, e cuidados com a horta.
EMEF "Prof.º Moacyr de Freitas"
A professora Célia tem promovido rodas de leitura, confecção de trabalhos, e cada aluno já plantou uma muda de hortaliça e levou para casa.
O professor Alessandro tem promovido a leitura e discussão do livro, estimulando a participação ativa de seus alunos:
A professora Marinilda divide a sala em duas equipes para que por meio de uma competição os alunos estejam motivados a aprender o máximo. A turma tem elaborado cartazes, e utiliza-se de material de apoio cedido por pais de alunos.
A professora Vera Lúcia com base nos estudos sobre saúde dos vegetais, preparou com seus alunos uma horta utilizando vasos e garrafas PET.
EMEF "Prof.ª Salete Aparecida Laude"
A professora Angela tem trabalhado em sala de aula com discussões sobre o livro "Educação Sanitária - Sanitaristas Mirins". Na ocasião da nossa visita os alunos estavam elaborando uma redação com temas vistos anteriormente, e alguns alunos da sala nos acompanharam a uma árvore frutífera para observarmos a armadilha para mosca-das-frutas confeccionada na escola.
A professora Andréia também tem realizado leitura e discussão do livro "Educação Sanitária - Sanitaristas Mirins", assim como as demais atividades sugeridas. Alguns alunos nos acompanharam até a armadilha para mosca-das-frutas.
A professora Grazieli realiza leitura e discussão do livro "Educação Sanitária - Sanitaristas Mirins", momento em que os alunos participam e tiram suas dúvidas. A professora nos acompanhou junto de seus alunos à armadilha de mosca-das-frutas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário